10 inovações que o superesportivo Lamborghini Aventador trouxe
Em 2011 o mundo dos superesportivos foi impactado pelo lançamento do inovador Lamborghini Aventador.
Com uma estreia que rendeu listas de espera de até 18 meses para os interessados (fonte), o novo modelo equipado com motor V12 naturalmente aspirado foi ainda mais impressionante quando colocado à prova nas estradas e pistas mundo afora.
Tendo a difícil tarefa de substituir a Murciélago, o Lamborghini Aventador chegou como um dos superesportivos mais aguardados da época, e assim como suas versões subsequentes, trouxe tecnologias inovadoras que deixaram a concorrência comendo poeira.
Confira abaixo as 10 inovações que o superesportivo italiano trouxe para o mercado automotivo desde o seu lançamento:
1- Chassi (monocoque) de fibra de carbono
Apesar do tamanho e do design agressivo, o Aventador trouxe pela primeira vez um monocoque feito inteiramente de fibra de carbono, material leve, mas que contribui para manter a rigidez da estrutura central do superesportivo sem prejudicar o seu desempenho com peso desnecessário.
2- Suspensão Push-Rod
Herdada dos carros de fórmula 1, a suspensão push-rod presente no Lamborghini Aventador usa hastes fixas para transmitir força diretamente aos conjuntos de amortecedores de cada uma das rodas.
Com o lançamento da versão atualizada conhecida como Lamborghini Aventador SV, a montadora de Sant’agata trouxe um sistema adaptativo que se comporta de acordo com as mudanças nas condições de terreno e de direção.
3- Sistema start-stop
No Lamborghini Aventador, o sistema start-stop funciona de maneira inteligente e integrada com outros sistemas do carro.
Quando o veículo está em marcha lenta, o sistema start-stop desliga o motor automaticamente, mas mantém o sistema elétrico funcionando para que outros sistemas, como o ar-condicionado, continuem operando.
A partir do momento que o motorista pisa no pedal do acelerador novamente, o sistema liga o motor rapidamente e de maneira suave, contribuindo para uma maior eficiência no consumo de combustível.
4- Sistema de desativação de cilindros
Outra funcionalidade que melhora a eficiência de combustível e reduz as emissões do superesportivo é o sistema de desativação de cilindros.
Conhecido como CDS, esse sistema desliga seis dos doze cilindros do motor em condições de carga leve, reduzindo a quantidade de combustível queimado e melhorando a eficiência em até 20%. Além disso, o CDS ajuda a prolongar a vida útil do motor, reduzindo o desgaste e a fadiga dos componentes e melhorando a dirigibilidade do carro.
5- Tração nas quatro rodas
Mais uma inovação presente no superesportivo italiano é o sistema de tração nas quatro rodas.
Trabalhando para distribuir a potência do motor para as rodas da frente e de trás conforme necessário, o sistema 4WD do Lamborghini Aventador é baseado em um mecanismo de embreagem Haldex, que é controlado eletronicamente.
Ele pode enviar até 60% da potência do motor para as rodas traseiras e até 90% da potência para as rodas dianteiras, dependendo das condições da estrada e das demandas do motorista.
6- EGO mode
O Lamborghini Aventador sempre possuiu diversos modos de direção para que o motorista pudesse selecionar o mais adequado para cada tipo de situação, mas foi com a chegada do Aventador S que o superesportivo passou a contar com o EGO mode, função que permite ao motorista personalizar cada um dos ajustes de condução disponíveis no veículo.
7- Direção nas quatro rodas
O sistema de direção nas quatro rodas passou a ser utilizado no superesportivo italiano também a partir da introdução do Aventador S, versão atualizada do modelo lançado em 2011.
Controlado por uma central eletrônica que monitora a velocidade do carro e a posição do volante, o sistema faz com que as rodas traseiras girem na direção oposta das rodas dianteiras, permitindo que o carro faça curvas mais apertadas.
Em altas velocidades, as rodas traseiras giram na mesma direção que as rodas dianteiras, com objetivo de aumentar a estabilidade do carro, trazendo uma direção mais responsiva e intuitiva.
8- Lamborghini Dinamica Veicolo Attiva
O mecanismo que usa sensores para coletar informações de movimento do carro foi mais uma novidade introduzida no Aventador S, essa tecnologia age diretamente para configurar os sistemas ativos, proporcionando um melhor desempenho dinâmico para cada condição.
Com a chegada do Aventador SVJ a Lamborghini atualizou o sistema para sua versão 2.0, que passou a atuar também na aerodinâmica ativa do carro.
9- Aerodinâmica ativa
O Aventador SVJ foi equipado com o sistema Aerodinâmica Lamborghini Attiva 2.0 (ALA 2.0). Esse recurso de aerodinâmica ativa foi ajustado para considerar a alta aceleração lateral e modificar a carga aerodinâmica, reduzindo ainda mais o arrasto causado pelo contato com o ar para melhorar ainda mais o desempenho aerodinâmico do de forma geral.
10- Independent Shifting Rod (ISR)
A transmissão ISR é outra das diversas inovações trazidas pelo superesportivo italiano. A tecnologia de transmissão automática faz com que o veículo possa executar as trocas de marcha de forma rápida e eficiente com a ajuda de duas hastes independentes que permitem a execução da troca de marchas em menos de 50 milissegundos, entregando um desempenho que fica muito acima da média.
Futuro do Modelo
Recentemente a versão de despedida do Lamborghini Aventador, chamada de Ultimae, foi anunciada pela fabricante italiana.
Pouco tempo depois, o modelo que veio para substituir esse superesportivo que marcou uma geração inteira de amantes de carros foi revelado: o Lamborghini Revuelto, que chega com um visual ainda mais agressivo e inovações que prometem surpreender a todos.
Onde comprar
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