SEIS DÉCADAS DE UM MITO: O 911 E SUAS VERSÕES MAIS DESTACADAS
Com o passar do tempo, o 911 tornou-se cada vez mais apaixonante e versátil. Originalmente, existia apenas o Coupé, mas rapidamente se expandiu com uma gama de outras variantes de carroceria e diversas opções mecânicas. Apresentamos neste artigo alguns dos 911 mais relevantes que surgiram ao longo de suas oito gerações.
O nascimento de um ícone
Em 1963, foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel IAA de Frankfurt um Porsche completamente novo, inicialmente denominado 901. Em 1965, foi lançado o Targa, um conversível com arco de segurança que atendia às normas de segurança dos Estados Unidos. Sua recepção foi excelente.
Em 1972, surgiu o 911 Carrera RS 2.7, que pesava apenas 960 quilogramas e se destacava pelo seu aerofólio “ducktail” (ou “rabo de pato”). Este modelo de edição limitada alcançava 245 km/h, graças ao seu motor boxer de seis cilindros e 210 CV (154 kW).
O eterno favorito
Em 1974, a Porsche utilizou pela primeira vez um motor turboalimentado em um carro de série para melhorar o desempenho e a eficiência.
A apresentação do 911 Turbo, com motor de 3 litros e 260 CV, causou sensação em todo o mundo. A partir desse momento, a linha Turbo tornou-se a estrela de todas as gerações.
No Salão do Automóvel de Genebra de 1982, o 911 SC Cabriolet foi revelado, introduzindo uma variante conversível com capota de lona, que coexistiria com o Targa. Em 1989, foi lançado o Speedster, com visual Turbo, remetendo ao 356 Speedster dos anos 50.
Este modelo era impulsionado pelo motor de 231 CV (170 kW) do Carrera 3.2 e também estava disponível, opcionalmente, com carroceria estreita para exportação para mercados específicos.
Modernidade clássica
Em 1989, coincidindo com o 25º aniversário do 911, chegou uma nova geração (964) com a versão Carrera 4, que incluía tração integral. Esta inovação técnica já havia demonstrado seu valor nos ralis.
O ABS, a direção assistida e, a partir de 1991, os airbags passaram a fazer parte do equipamento padrão, pois a tecnologia do esportivo com motor traseiro alcançou novas dimensões. Em 1992, o nome RS retornou com o Carrera RS, apresentado como um modelo mais leve no Salão do Automóvel de Birmingham.
A RS América foi oferecida a partir de 1993 para clientes nos EUA. Em 1993, foram fabricados 100 exemplares do 911 Carrera RS 3.8, com seu distintivo aerofólio ajustável, para competições de GT.
O último refrigerado a ar
A geração 993 foi lançada em 1993 no Salão do Automóvel IAA de Frankfurt. Em 1995, foi introduzido o Turbo, com seu motor biturbo de 3,6 litros, tração integral e caixa de câmbio manual de seis velocidades.
Nesse mesmo ano, foram apresentados o 911 GT2 turboalimentado e o novo Targa, que substituiu seu característico arco curvo por um inovador teto de vidro deslizante.
O revolucionário
Em 1997, ocorreu uma mudança histórica: a Porsche lançou a quinta geração do 911, a primeira com motor refrigerado a água. O 996 tornou-se um marco para todos os modelos subsequentes e foi oferecido como Coupé e Cabriolet. Em 1999, o 911 GT3 foi apresentado no Salão do Automóvel de Genebra como sucessor do 911 Carrera RS.
Em 2001, o novo GT2 tornou-se o 911 mais potente até então, com um motor biturbo de 462 CV (340 kW) e, ao contrário do 911 Turbo, tinha tração traseira em vez de integral. A remoção do ar-condicionado, do rádio e de outros elementos de conforto, juntamente com a adoção de assentos esportivos leves, reduziu o peso para melhor desempenho em pistas.
O retorno do GTS
A geração 997, a sexta da série, foi apresentada em 2004. Em 2009, estreou a variante Sport Classic, e um ano depois, foi lançada como um dos modelos especiais mais cobiçados da história.
Este 911, limitado a 250 unidades, tinha um teto fixo de cúpula dupla, e seu aerofólio traseiro remetia ao “ducktail” do 911 Carrera RS 2.7. Em 2010, o Carrera GTS foi introduzido na linha 911.
Com carroceria alargada na traseira e disponível tanto na versão Coupé quanto Cabriolet, seu motor desenvolvia 408 CV (300 kW). As versões GTS foram um sucesso e hoje estão presentes em todos os modelos da Porsche.
Em 2011, o 911 GT3 RS 4.0 marcou o fim da era 997. Com 500 CV (368 kW), era o 911 aspirado mais potente até então. Além do equipamento de corrida, era homologado para uso em estradas.
Rendimento e eficiência
A sétima geração (991) chegou em 2011 e, pouco depois, em 2013, foi lançada uma edição especial para comemorar o 50º aniversário do 911. Este modelo comemorativo apresentava características de design que remetiam ao 911 original.
Em 2014, a Porsche apresentou o novo 911 Targa no Salão do Automóvel de Detroit, com uma tecnologia inovadora que reviveu o clássico arco de segurança.
Em 2015, os 911 Carrera e 911 Carrera S foram oferecidos pela primeira vez com motor turbo, aumentando a potência e a eficiência. Em 2017, a Porsche reintroduziu a variante purista Carrera T (de Touring), que reduzia o peso e aumentava a esportividade.
Máxima versatilidade
Em 2018, a Porsche apresentou uma nova geração no Salão do Automóvel de Los Angeles. Com o 992, o modelo tornou-se mais versátil do que nunca.
Gradualmente, foram introduzidos o Coupé, o Cabriolet e o Targa nas versões S, T e GTS. Em 2020, a Porsche lançou o 911 Targa 4S Heritage Design Edition, a primeira de quatro edições de colecionador previstas.
Baseado no 911 Targa 4S com motor biturbo de 450 CV (331 kW), apresentava um toque clássico em seu design. Em 2022, a Porsche inovou com o 911 Dakar. Tratava-se de uma série limitada que combinava as características de um esportivo de alto desempenho com as capacidades de um SUV todo-terreno.
Em 2023, no 60º aniversário, a Porsche apresentou o 911 S/T. Este 911 purista e leve é impulsionado pelo motor do GT3 RS e ostenta a insígnia “60 Jahre 911” em sua grade.
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